Queimadura é uma lesão na pele causada por calor, eletricidade, substâncias químicas, atrito ou radiação, classificadas em primeiro, segundo ou terceiro grau, de acordo com sua profundidade e tamanho.
Primeiro Grau
O primeiro grau é aquele que afeta apenas a camada superficial da pele e não produz bolhas.
Segundo Grau
A lesão de segundo grau é dividida entre dois grupos: superficial e profunda.
Terceiro Grau
A queimadura de terceiro grau é caracterizada por agredir toda a derme e atingir tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas.
Independente do grau, é preciso atenção e muito cuidado para sua melhora, as primeiras providências após uma queimadura são esfriá-la e limpá-la. Comece com água corrente fria na lesão por até 15 minutos. Quando a queimadura é grave recomenda-se que seja feita a remoção do tecido não viável e todos os resíduos estranhos, de forma a minimizar a infecção da ferida e promover a sua cicatrização. Este é um procedimento de moderado a altamente invasivo e deve ser executado por médicos e enfermeiros. Atenção: nunca coloque gelo nas lesões, pois o mesmo pode agravar o quadro.