Os preenchimentos com bioplastia são minimamente invasivos, porém, nas regiões que atuam e para as finalidades a que se propõem, possuem o mesmo potencial que as cirurgias plásticas. É interessante que na bioplastia, a forma de atuação se dá por meio da devolução de volumes que foram perdidos por vários motivos, sendo os fatores de envelhecimentos os mais influentes.

Bioplastia para Flacidez da Pele

A bioplastia na região do rosto, principalmente, atua exatamente no processo inverso ao envelhecimento, repondo os volumes e consequentemente, esticando novamente a pele. Além disso, o PMMA (produto definitivo) quando implantado passa a estimular a produção natural de colágeno pelo organismo.

O colágeno, por sua vez é a proteína que atua unindo e fortalecendo os tecidos, entre eles as camadas cutâneas. O colágeno representa até 30% da proteína total do corpo humano, no entanto, com o tempo essa realidade começa a mudar. Por meio de um processo natural nosso corpo passa a produzir menor quantidade de colágeno, substância que dá elasticidade à pele. Neste mesmo mecanismo, o ácido hialurônico também diminui em quantidade e pode ser preenchido com a mesma substância, com uso da técnica de bioplastia.

Os preenchimentos com bioplastia pode ser realizados com diferentes produtos entre eles os absorvíveis, como o ácido hialurônico por exemplo, que é eliminado do organismo com o tempo, e os definitivos, como o PMMA, que são permanentes.

A bioplastia pode ser aplicada como bioplastia de rugas profundas, bioplastia para aumento de lábios, bioplastia para maçã do rosto, bioplastia na linha mandibular, bioplastia de mento (queixo), bioplastia de nariz, bioplastia de pálpebras, para tratamento de olheiras etc.

Os procedimentos em conjunto, principalmente maçã do rosto, linha mandibular e preenchimento de sulcos, tende a dar um efeito semelhante ao de um lifting facial, diminuindo o aspecto da flacidez. A bioplastia tem como definição ser a plástica sem cortes nem cirurgia, que é realizada com o implante de material biocompatível em planos anatômicos profundos, por processo minimamente invasivo.

A bioplastia de glúteos constitui um dos procedimentos mais realizados, procurado tanto por mulheres quanto homens. A bioplastia de glúteos tem por objetivo melhorar o volume, harmonia corporal e elevar o glúteo. É possível, ainda, acentuar o quadril e preencher alguns pontos de celulite grau II ou III, quando realizado em conjunto com uma técnica chamada subcisão, pela qual ocorre o descolamento da trabécula que mantém o aspecto “casca de laranja” da celulite.

A bioplastia surgiu como uma alternativa às pessoas que querem mudar algo no corpo, mas têm receio de submeter-se a procedimentos cirúrgicos. Além disso, existe a possibilidade de escolha entre uma mudança definitiva ou temporária. Como vistos anterirmente, isso se deve à opção entre o PMMA e o ácido hialurônico.

O preenchimento com PMMA é definitivo em razão de uma importante característica do produto, de ter apenas seu veículo (líquido que transporta o produto) absorvido, enquanto que as moléculas de PMMA, devido ao seu tamanho e regularidade na superfície, permanece no local implantado.

A bioplastia com PMMA tem, ainda, a propriedade de estimular a produção natura de colágeno pelo organismo. Diferentemente das cirurgias plásticas, com prótese de silicone, a bioplastia é realmente definitiva, não existe a necessidade de troca.

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano e que foi sintetizada para a utilização nos preenchimentos. Sua utilização é indicada, principalmente, em pessoas que não estão totalmente seguras quanto às mudanças que surgirão. O preenchimento com ácido hialurônico também é recomendado no preenchimento de lábios, uma vez que é o produto que cria a sensação mais natural à região que outros produtos.

Os materiais para implante por bioplastia também são classificados como autólogos ou heterólogos, sintéticos, naturais ou mistos. A escolha do produto a ser utilizado vai depender do objetivo almejado, da região anatômica que receberá o implante, bem como da experiência do profissional responsável. É dada prioridade ao polimetilmetacrilato (PMMA), composto utilizado em diferentes concentrações nas diferentes áreas do corpo humano.

A bioplastia é realizada com anestesia local, ou seja, não há necessidade de recorrer a bloco cirúrgico ou hospital. Dessa forma, com a bioplastia é possível regressar às atividades habituais, com poucas restrições e somente para a área tratada.