• 323

A cirurgia plástica é um dos recursos mais procurados por pessoas que sonham em ter o abdome liso e livre das gordurinhas. Nesse sentido, a abdominoplastia é uma das principais técnicas para conseguir um corpo mais harmonioso, além de recuperar a autoestima e o bem-estar emocional.

Esse procedimento é a associação de duas cirurgias estéticas: a lipoaspiração com a abdominoplastia. Essas duas técnicas se complementam, visto que a lipoaspiração remove a gordura em locais específicos, melhorando o contorno do corpo, e a abdominoplastia, além da gordura, também reduz o excesso de pele e a flacidez.

Assim, seu grande diferencial, além de ser uma cirurgia completa, é a técnica utilizada, pois, em vez do descolamento total da pele do abdome, faz-se um descolamento seletivo, que preserva os vasos linfáticos e sanguíneos, tornando a recuperação mais rápida e menos dolorida que uma abdominoplastia tradicional.

Como é feita a abdominoplastia?

Esse procedimento é feito em um centro cirúrgico, com anestesia peridural ou geral, e pode durar de 3 a 5 horas. Primeiramente, o cirurgião plástico utiliza uma cânula para aspirar a gordura da região do abdome, flanco e costas esse processo proporciona mais contorno para a barriga e cintura.

Após isso, é feito uma incisão logo acima dos pelos pubianos até a linha do umbigo, de onde se descola um pedaço da pele próxima ao músculo. Em seguida, o médico reposiciona e estica a pele do abdome, eliminando sobras e definindo o umbigo.

Na primeira semana após a abdominoplastia, a região fica dolorida e com hematomas. Lembrando que nos primeiros meses o paciente deve ter cautela e seguir as recomendações médicas para não comprometer a cicatrização. Alguns cuidados são fundamentais no período pós-operatório, como:

  • fazer drenagem linfática para reduzir o edema e melhorar a circulação sanguínea na região;
  • ingerir bastante água;
  • usar cinta abdominal por, pelo menos, 30 dias para diminuir o inchaço e dores na região;
  • nas primeiras duas semanas após a cirurgia é recomendado não esticar o tronco — isso dificulta a abertura dos pontos;
  • deve-se evitar exercícios físicos nos primeiros meses.

Quais os principais benefícios da abdominoplastia?

A cirurgia de abdominoplastia é uma tendência para quem deseja se livrar do excesso de gordura e flacidez abdominal. No entanto, além de melhorar o contorno corporal, esse procedimento também traz diversos benefícios.