Pode; e há recomendações expressas, como todo procedimento cirúrgico. Tomar cuidado com a exposição ao sol e o pós-operatório são duas delas.
E pode até se considerar normal que a procura por procedimentos cirúrgicos aumente no período de férias. Há pesquisas que já apontaram um crescimento de até 50% nesta época do ano. Isso se explica pelo tempo livre que as pessoas têm para uma recuperação mais tranquila, e os cuidados para que seja eficiente.
Não se pode dizer que exista uma época melhor – verão ou inverno – basta seguir com os cuidados que se tomaria em qualquer época do ano, mais o fato de o tempo pode estar mais quente, pode oscilar e ficar mais seco ou mais chuvoso. Enfim, as altas temperaturas precisam ser ponto de atenção, mas isso não impede a realização de uma cirurgia plástica.
Pacientes tendem a observar mais inchaço ou ter certo desconforto nos momentos de repouso, quando se recuperam no período de maiores temperaturas. O que exige cuidados adicionais. Os resultados, sem dúvidas, são bem-sucedidos. O Importante é estar bem orientado sobre os cuidados com sol e o calor. Isto precisa ser seguido rigorosamente pelo paciente.
Para não criar expectativas irreais de resultado, entenda cada etapa. O acompanhamento pelo médico cirurgião começa antes da cirurgia e vai muito além da sala de operação; até a total recuperação da(o) paciente.
As consultas antes e logo após a cirurgia fazem parte do acompanhamento. O tratamento segue uma estratégia e um cronograma do médico, que observa os protocolos de saúde e repassa ao paciente as orientações que ele terá no autocuidado, depois da cirurgia.
Seguir essas etapas garante que cada passo da cicatrização e recuperação será visto, no tempo ideal estipulado pelo médico. A segurança que, em parte, você adquire com informação, só ajuda o tratamento.
Lembre-se: o pós-operatório será explicado passo a passo pela equipe médica do cirurgião plástico, e ele próprio. Fale com o seu médico.
Pergunte, tire dúvidas. Entenda como devem ser usados: coletes, tecido antitranspirante, compressas, drenagem linfática, tratamentos fitoterápicos (indicados pelo médico) para redução de hematomas ou outras terapias. Siga rigorosamente as instruções do seu cirurgião plástico.
Com a temperatura mais alta, você deve saber exatamente como se cuidar depois da cirurgia.
Programe-se para dispor do tempo
O período de recuperação inclui, muitas vezes, afastamento do trabalho. Você precisa ter tudo alinhado antes de ficar em repouso, recuperando-se.
Durante um mês, o uso das cintas, por exemplo, precisa ser contínuo. A rotina pode incluir massagens e, todos os procedimentos precisam ser validados com o seu médico, já que o cirurgião plástico analisa individualmente cada paciente.
Acordos sobre o tempo para voltar a fazer exercícios leves, aeróbicos ou caminhadas, por exemplo, precisam ser feitos com o médico, de acordo com o acompanhamento do pós-operatório; individualizado e orientado.