Entre as cirurgias mais procuradas temos a rinoplastia, uma intervenção feita no nariz para mudar a estética.
Se você não se sente bem com o que vê no espelho e tem a oportunidade de mudar através de uma cirurgia plástica, não há mal nenhum, porém, é preciso se lembrar que o procedimento é invasivo e requer cuidados.
Cuidado com a escolha do médico, a recuperação e afins. Antes de começar a pensar em todos os detalhes, é importante descobrir alguns mitos e verdades sobre a cirurgia de rinoplastia.
Fazer uma rinoplastia é pensar somente no lado estético
Mito. Diversos especialistas afirmam que uma rinoplastia vai além de toda a questão estética, já que é um procedimento que pode melhorar as estruturas internas do nariz.
Ou seja, muitos pacientes tem sintomas ou mesmo queixas relacionadas ao nariz, que impedem a boa respiração, por exemplo. Em casos como esse, a rinoplastia se faz necessária.
Porém, existem casos onde o problema não é funcional e sim estético.
A rinoplastia é uma cirurgia perigosa
Mito. É importante ressaltar que qualquer cirurgia tem seus riscos, mas no caso da rinoplastia ele não é considerado alto, porém, se a cirurgia for realizada por um profissional apto para isso.
A clínica ou hospital onde a cirurgia é realizada também deve oferecer todas as condições, tudo isso elimina ainda mais possíveis riscos.
No geral, é uma cirurgia que dura 2 horas e o paciente pode ir pra casa no dia seguinte, não tendo um longo período de internação.
Depois da rinoplastia a pessoa pode ter problemas respiratórios
Verdade. Tudo depende de como a cirurgia será feita e aí entra novamente a importância de procurar um bom profissional.
Qualquer erro pode ocasionar um desvio de septo ou outras questões que podem deixar o paciente com problema respiratório depois da cirurgia.
Como mencionado, há pessoas que não possuem problemas funcionais e fazem somente por estética e no caso de uma cirurgia mal feita podem arrumar um grande problema para si.
Porém, pensando em uma rinoplastia feita com sucesso, por profissionais qualificados, não há porque ter qualquer tipo de problema respiratório.
Depois da rinoplastia vou passar por uma difícil recuperação
Mito. Outro mito que envolve a rinoplastia tem relação com a recuperação, há ainda um mito muito grande em relação ao pós operatório, como se fosse um verdadeiro pesadelo.
A verdade, é que cada organismo reage de uma forma quando o assunto é a recuperação, por isso acompanhar relatos é delicado.
Mas de forma geral, é uma recuperação bem tranquila e muito rápida, tanto que no máximo 14 dias depois a pessoa pode voltar a sua rotina normal, devendo esperar 30 dias para voltar às atividades físicas.
Lembrando que a recuperação também vai depender do paciente, é importante seguir com atenção a todas recomendações médicas.
Vou sentir muita dor após a rinoplastia
Mito. Esse mito tem uma forte relação com a recuperação que mencionamos anteriormente.
E assim como também colocamos, a dor é muito pessoal de cada pessoa, por isso para muitas a cirurgia não causa grandes dores e para outras, ela aparece de maneira mais intensa.
Os especialistas relatam, que no geral, a dor sentida é de leve para moderada, há remédios indicados para que o paciente se sinta mais confortável em relação a essas dores.
É importante tomar somente remédios indicados pelo médico que realizou a cirurgia.
Todas as pessoas vão saber que eu fiz uma cirurgia plástica no nariz
Mito. Essa frase também é muito comum entre pessoas que desejam fazer a rinoplastia e ficam inseguras, com medo de todos perceberem logo de cara que o seu nariz passou por algum tipo de intervenção.
Mas na verdade, isso tudo é um grande mito, já que cada vez mais uma cirurgia desse tipo procura deixar o nariz natural e em harmonia com todo o rosto.
Porém, esse mito realmente surgiu de uma verdade, quando a rinoplastia começou a ser moda acontecia uma cirurgia mais padronizada e por isso fica bem mais fácil identificar a intervenção.
O cirurgião pode não conseguir que o meu nariz fique igual da foto que eu mostrei
Verdade. É bem comum que as pessoas cheguem ao consultório com uma foto do ‘’nariz perfeito’’, geralmente de alguma modelo ou atriz que admiram.
Porém, o cirurgião não consegue simplesmente ‘’copiar’’ um nariz, até porque, o tal do nariz perfeito não existe.
Para que a cirurgia traga resultados e fique realmente natural, é preciso que o médico leve em consideração as particularidades de cada pessoa, como a proporção da face.
Todos esses detalhes vão definir a melhor intervenção e por isso a sua foto nem sempre poderá ser atendida.
Não é possível realizar a rinoplastia em pessoas de todas as idades
Verdade. Realmente a rinoplastia não pode ser feita em todas as idades, até porque as estruturas nasais passam a ficarem definidas entre 16 e 18 anos de idade.
Diversos médicos recomendam que as mulheres procurem pela cirurgia depois de completar 18 anos, já os homens, depois dos 21 anos.
Tudo isso para garantir a definição das estruturas nasais que citamos, que também pode acontecer em idades diferentes a depender de cada pessoa.
Posso perder a sensibilidade da ponta do meu nariz depois da rinoplastia
Verdade. Realmente pode acontecer (não significa que aconteça com todas as pessoas) de perder a sensibilidade da ponta do nariz depois do procedimento.
Mas devemos lembrar que isso é temporário e depois de alguns meses tudo volta ao normal.
É possível realizar a rinoplastia mais de uma vez
Verdade. Não é incomum se deparar com pessoas que fizeram a cirurgia mais de uma vez, provavelmente, porque não gostaram do resultado da primeira.
Mas é preciso lembrar que a segunda rinoplastia pode ser feita depois de 12 meses da primeira e que essa intervenção passa a ser mais complicada.